Roberto Hashioka Soler é Engenheiro Civil. Entre 1982 e 1995 foi Engenheiro Chefe da Regional do Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso do Sul (Dersul), no Vale do Ivinhema (Nova Andradina). Também esteve à frente da Regional do Dersul de Dourados durante o ano de 1997, além de ter supervisionado as obras realizadas pela Cesp, no período de 1998 a 2000, no Vale do Ivinhema e Região de Três Lagoas.
Eleito prefeito de Nova Andradina em 2000, com 9.863 votos, disputou a reeleição em 2004 e, com 85,07% dos votos válidos (16.983), proporcionalmente, foi campeão de votos no Brasil (TSE – Eleições 2004) e encerrou seu segundo mandato com 93% de aprovação, como “Campeão de Popularidade” em Mato Grosso do Sul (Correio do Estado/Ibrape).
Suplente de Deputado Federal nas eleições de 2010, recebeu 40.954 votos. Em 2011, assumiu a Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).
Em 2012, novamente disputa as eleições para prefeito de Nova Andradina e vence com 14.281 votos. Com uma gestão reconhecida por priorizar a Criança e o Adolescente, conquista em 2016, pela terceira vez, o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e pela ambiência favorável à inovação, tecnologia e incentivo à industrialização, ganha o prêmio “Prefeito Empreendedor 2016” nas etapas Estadual (Inovação/Sustentabilidade e Melhor Projeto – Troféu Atores do Desenvolvimento) e Nacional (Melhor Projeto da Região Centro-Oeste). Também recebe destaque como o “Melhor Prefeito da Região Centro-Oeste e 4º melhor do País”, pela União Brasileira de Divulgação.
Reconhecido nacionalmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016, com o prêmio “Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas”, em que obteve o melhor desempenho nas práticas de gestão entre os prefeitos do Centro-Oeste, integra a lista de apenas cinco gestores premiados pelo exemplo de gestão e transparência na aplicação de recursos públicos.
Destaque também pelo desempenho de Nova Andradina na “Escala Brasil Transparente” em que elevou o município à conquista do primeiro lugar no Ranking da CGU em Mato Grosso do Sul, oportunidade em que Nova Andradina recebeu nota 10 em Transparência, com pontuação máxima em todos os critérios de avaliação.
Prefeito de Nova Andradina por três oportunidades administrou o município que ocupa a 8ª posição econômica de MS (Pecuária, Indústria, Comércio e Serviços) e com a 6ª maior frota de veículos do Estado. Por sua gestão empreendedora, incluiu Nova Andradina no ranking das “Melhores Cidades do País”, divulgado pela Revista IstoÉ. A publicação apontou a cidade como 49ª no ranking geral de municípios brasileiros de Pequeno Porte, além de integrar os indicadores referentes à área econômica (7ª colocação), índice referente ao crescimento da economia e dos negócios ao longo dos últimos anos, bem como 9ª colocada no quesito “Padrão de Vida”, que considera os avanços relativos ao poder de compra e os serviços oferecidos.
No critério “Mercado de Trabalho”, entre as 2.444 cidades brasileiras incluídas na mesma categoria de Nova Andradina, o município conquistou a 27ª colocação, pelas estratégias desenvolvidas para melhorar a empregabilidade dos moradores, além de destaque na “Execução do Orçamento”, em 34° lugar, pelo equilíbrio entre as receitas e as despesas na execução do orçamento municipal. Já, no campo “Indicadores Fiscais”, a cidade conquistou a 44ª posição, por se sobressair “como cobra os tributos e realiza a gestão dos recursos próprios”.
Sua gestão também credenciou Nova Andradina no cenário nacional como referência positiva em gestão pública então ligadas à atuação do Governo Municipal em setores como a Assistência Social e a Educação, com os prêmios “Sustentabilidade Social” e “Palma de Ouro”, respectivamente.
Na Educação, a Rede Municipal de Ensino superou a média nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), atingindo a expectativa de amostragem estabelecida para 2021 na rede pública.
Entre setembro de 2017 e dezembro de 2018, foi diretor-presidente do Detran-MS, desenvolvendo projetos de destaque a exemplo de obras em vários espaços de atendimento em Campo Grande e no Interior, com a proposta de oferecer mais conforto aos usuários e agilidade nos serviços prestados, entregando ainda o novo pórtico de entrada do Departamento.
Por ocasião dos 20 anos do Projeto “Detranzinho”, entregou a revitalização do espaço “Lego, Move Mundo” em parceria com o SESI. Lúdico, o espaço é destinado a projetos de Educação para o Trânsito. Destaque também na parceria estabelecida com o IEL, que permitiu a inclusão de estagiários no programa “Detranzinho”.
Se somam às iniciativas, projetos com foco na inovação, a exemplo dos aplicativos Detran Mobile, CRLV Digital, CNH Digital e o Detran-Legal, iniciativa de desenvolvimento do Parque Tecnológico 100% licenciado. Para renovar a frota de veículos que atende aos serviços administrativos, de fiscalização e das bancas examinadoras, seis novas Toyota-Hylux foram adquiridas. Após enxugar gastos e melhorar a receita, os servidores do Detran receberam a maior produtividade da história da autarquia.
Outra novidade disponibilizada pelo Departamento, foi o parcelamento de dívidas referentes a veículos com a utilização de cartões de crédito. Iniciativa viabilizada em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito e também técnico-operacionais.
A convite do governador Reinaldo Azambuja, assume a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização em Janeiro de 2019.